sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Giovani de Souza, novo secretário da Saúde, começa suas atividades buscando informações fora que estão disponíveis dentro da Secretaria. A tiracolo, Toninho que ainda não respondeu se professa o Santo Nome de Deus em vão


À
Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais Pr.
Débora Cristina M. Ferreira Chemin
Coordenadora das Unidades de Saúde

                No dia 9/1, primeiro dia útil após a publicação da sua nomeação, Giovani mobilizou o prefeito, a jornalista da Prefeitura, Mary Hellen, carros e se deslocou até a Unidade Básica de Saúde do Agarau ,para verificar o atendimento, a estrutura física e ouvir os servidores e a população, segundo explicou. “viemos sem marcar a visita, de surpresa mesmo, para conversar com a população e saber deles o que precisa  ser melhorado”, arrematou Toninho.

                Como a matéria “promocional” não apontou os problemas e as melhorias que precisam ser feitas, telefonei para a chefe da unidade. Muito gentil, explicou que o posto precisa ser ampliado, porque a população aumentou e que precisa de mais médicos. Tem apenas dois. Um que atende duas vezes por semana e outro três, mas que estas necessidades já foram encaminhadas para a Coordenadora das Unidades de Saúde.

                Então telefonei para a Coordenadora Débora Chemin, valorosa servidora, e fui informado por ela que o projeto de ampliação da unidade está pronto, aguardando a liberação de recursos, via um deputado estadual, por meio de emenda orçamentária.  Quanto o deslocamento de Giovani e Toninho, Débora disse que não foi avisada.

                Giovani começa mal, perdendo tempo dele e do  tongo do prefeito Toninho, desperdiçando dinheiro que a pulação doente tanto necessita, se promovendo com dinheiro público, o que é proibido pelo Art. 37 da Constituição e criando expectativas na população que talvez nunca aconteçam, a exemplo do tal Planejamento Estratégico.

                Diante do exposto e para que este tipo de sangria do dinheiro da saúde seja estancada no começo, requeiro, com base na Constituição, no Código de Ética do Servidor Público e na Lei de Acesso da Informação, as seguintes informações sobre as necessidades que precisam ser feitas nas unidades básicas de saúde do município:

                1 – Qual as necessidades físicas e de atendimento digno à população de cada unidade?
                2 – Quanto custarão?
                3 – Existe verba no orçamento para estas melhorias?
                4 – Quais as melhorias que foram feitas na sua gestão?
                5 – Como resolver o gravíssimo problema das filas para marcar consultas?
                6 – Quantos médicos são necessários para acabar com as filas?

                Encaminhar cópias do projeto de ampliação da unidade do Agarau e as respostas solicitadas, no prazo legal de 15 dias, para a rua João Pessoa, 35, Costeira, neste município, CEP 83.015-250, Telefone 3383-6176.

                                                                                                                              Atenciosamente


                                                               Antonio Pereira dos Santos
                                     São José dos Pinhais Paraná,  13 de janeiro de 2017

C/Cópias para o secretário Giovani para ele enviar-me o relatório de custos (custo veículo, custo do secretário, do prefeito, servidores, divulgação na mídia, etc.), para o prefeito Toninho fazer uma reflexão, quanto pensar em aumento do IPTU, da Taxa de Lixos e outros e para o Observatório Social.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário