domingo, 8 de janeiro de 2017

Confirmado: Diretor do Hospital São José é o novo Secretário da Saúde. Ele assume no lugar do Dr. Brasilio, cirurgião renomado, professor da Universidade Federal do Paraná, cujo pai foi o fundador do curso de Medicina da PUC-PR e até dezembro era o seu chefe. O que a população pode espera de Giovani?


                Sexta feira, 6/1/2017, foi publicada a portaria de nomeação de Giovani de Souza, no cargo de Secretário Municipal da Saúde. Por ironia do destino, ela é assinada por Antonio Benedito Fenelon (Toninho da Farmácia), que se dependesse de Giovani, hoje não seria prefeito. Por conta de uma das suas jogadas, Setim e Toninho quase que não se elegeram em 2012. Giovani convenceu Assis, então presidente da Câmara Municipal, a disputar a presidência  do PSDB, partido da base aliada de Setim, para, se eleito, negociar o apoio do partido com o então prefeito Ivan, em troca da candidatura de vice-prefeito para Assis e de uma secretaria para Giovani. A parte de Giovani se concretizou, com a criação de uma secretaria, especialmente para ele, a de Transporte, hoje um cabide de emprego que vai acomodar o cunhado de Chico Buhrer. Mas o sonho de Assis de virar vice-prefeito melou. O presidente estadual do PSDB,  Francisco Bührer, por meios radicais, tomou o partido das mãos de Assis. Sem esta medida, Setim e Toninho teriam perdido a eleição para Ivan e Toninho, hoje, não seria prefeito.
                Por conta desta traição, Setim jurou acabar com Assis, tirando dele a presidência da Câmara, como de fato conseguiu, elegendo Silvio Monteiro. Jurou também acabar com Giovani, fechando-lhe as portas da Prefeitura, mas  não conseguiu resistir as armações de Giovani, assessorando Abelino e de Assis presidindo a Comissão de Constituição e Justiça,  onde  todos os projetos são analisados, antes de chegarem ao Plenário da Câmara para serem votados. Para afastar Assis da comissão, Setim deu-lhe o cargo de Secretário de Meio Ambiente e para Giovani a direção do Hospital. Antes de nomeá-lo, Dr. Brasilio, chamou-me para explicar os motivos da nomeação de Giovani. Segundo disse-me, Setim não aguentava mais a pressão e precisou separar Giovani de Abelino. Na oportunidade, alertei-o para o perigo dele  ser engolido por Giovani. Com  Setim isto não aconteceu, mas com Toninho, o alerta se confirmou. Setim chegou até nomear o Dr. Brasilio no governo de transição, mas não adiantou. Toninho, tal como aconteceu com Ivan e o próprio Setim, já tinha virado presa nas mãos do  diretor,  o homem de movimentos rápidos e precisos tal como uma águia.
Em que pese esta habilidade em dobrar prefeitos, Giovani não tem tido a mesma desenvoltura como administrador. Confira a seguir:
Sob as asas de Dona Neide Setim   (1998 a 3l/12/2004) – Chefiou uma divisão da Secretaria da Educação, dirigiu um departamento da Secretaria de Promoção Social, de 18/1/2001 a 9/11/2001 e chefiou o Gabinete de Setim de 9/11/2001 a 31/12/2004, mas não deixou nenhuma realização  que ele possa ser lembrado.
Como Secretário de Planejamento (4/1/2005 a 13/12/2007) - Movimentou um batalhão de pessoas, percorreu todo o município, ouviu a população, conheceu as demandas de cada comunidade e   gastou muito dinheiro, com um tal Planejamento Estratégico, mas na hora de cruzar as informações abandonou o projeto, que até hoje não saiu do papel.
 Como Secretário da Saúde (13/12/2007 a 31/12/2008) – Giovani não resolveu o problema da Saúde, como mostram fotos abaixo, tiradas no final da sua gestão, que foram publicadas em informativo do  então prefeito Ivan Rodrigues.
Como diretor do Hospital São Jose – Giovani que acumulou a direção do Hospital São José  com o cargo de Secretário da Saúde,   acabou condenado pelo Tribunal de Contas por não ter comprovado onde gastou o saldo de uma transferência do Estado. Virou ficha suja e só continua ocupando cargo na administração municipal, por força de liminar.
Como Diretor Geral da Câmara (2/3/2010 a 18/4/2012) – Exonerou funcionários para usar seus cargos politicamente, na eleição que elegeu  Assis presidente do PSDB. Neste período os gastos da Câmara elevaram-se de R$ 8 milhões para R$ 15 milhões, aproximadamente.   
Como Secretário de Transportes (18/4/2012 a 31/12/2012) - não conseguiu  elaborar o plano de ação para o funcionamento da Secretaria. Prometeu que em 100 dias elaboraria este plano, mas até hoje não foi publicado.
 Agora como Diretor do Hospital, de novo - As pessoas questionam  por que têm de irem a Campo Largo  para se tratarem, e por que São José dos Pinhais com uma arrecadação  muito maior que a daquele município, não tem um hospital como lá.

Chega de enganação! Desta vez Giovani tem de apresentar resultados positivos para a população, como por exemplo acabar com as filas para marcar consultas que começam nos primeiros minutos da madrugada  e com esta prática de mandar as pessoas se tratarem em Campo Largo e em outras localidades, causando transtornos e sofrimentos a elas e a seus familiares.


Um comentário:

  1. O cara revolucionou o hospital São José. Não sei por que tanta mágoa. Não sou metido com política, mas cara parece ser um ótimo gestor.

    ResponderExcluir