terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vereador Assis, o presidente que inchou a Câmara e promoveu a maior gastança da sua história tenta repetir a dose de novo, mas é contestado pelo Ministério Público

Aos
Vereadores e Vereadoras de São José dos Pinhais Paraná

                Assis Manoel Pereira, vereador de fala mansa, de movimentos suaves e muito gentil, presidiu a Câmara Municipal de 1/1/2005 a 31/12/2012. Com prédio novo, muito espaçoso e o mais moderno do Estado e com um orçamento maior que o orçamento de cerca de 95% dos municípios paranaenses, segundo o Tribunal de Contas, Assis criou uma superestrutura desnecessária e promoveu a maior gastança da história da Câmara.

                Num período em que o número de vereadores foi reduzido em 1/3, os gastos da Câmara passaram de R$ 5,5 milhões, em 31/12/2004 para R$ 17,9 milhões, em 31/12/2012, aumento de 325,45%, enquanto o número de vereadores foi reduzido em 33,33%. Contou, a partir de 2010, com a criatividade de Giovani de Souza, atual Secretário Municipal da Saúde, que vem promovendo o mesmo tipo de gastança, em visitas desnecessárias às unidades de Saúde.

                Sem condições de expandir os gastos e com dinheiro sobrando em caixa, a saída encontrada por Assis para continuar torrando o dinheiro do povo, foi a construção de um anexo para a Câmara, um espigão de 21 andares, cujo terreno foi desapropriado, em 2011, pelo então prefeito Ivan Rodrigues para esta finalidade. Não conseguiu levar adiante o projeto porque, em 2013, foi tirado da presidência pelas mãos de Luiz Carlos Setim.

                Com a Câmara sem espaço físico para acomodar tanta gente, foi movida, em 2015, uma Ação Civil Pública, que tramita na Vara da Fazenda Pública, do Foro Regional do município, para reduzir o número de ocupantes de cargos comissionados e de funções gratificadas, mas em 12/12/2016, Silvio Monteiro propôs um novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, idêntico ao que foi decretada a sua inconstitucionalidade.

                Quatro dias após, 16/12, Doutor Guilherme Giacomelli Chanan, Promotor de Justiça, encaminhou a Silvio Monteiro a Recomendação Administrativa nº 06/2016, pedido para cessar o trâmite do Projeto (Projeto de Lei Complementar nº 15/2016), dando 24 horas para ele se manifestar sobre o acatamento. Pediu também a Setim ou ao se sucessor que vetassem o projeto, no caso de ser aprovado pelos vereadores.

                Reconduzido, em 1/1/2017, à presidência da Câmara, Assis ressuscitou o famigerado projeto, sob nº 001/2017, para ser votado na sessão da próxima quinta feira, 2/2. Informado pelo Coordenador do Observatório Social, Biberson Cesar da Silva, o incansável Promotor, em 24/1, encaminhou nova recomendação, pedindo aos vereadores para terem sensibilidadeaos anseios dos cidadãos que não suportam mais aumento de gastos públicos.
                                                 
Vereador Abelino (foto) que disputou a presidência da Câmara com o vereador Assis é contra este a aprovação deste projeto. Talvez por isso foi derrotado.


Ficando na responsabilidade do senhor Biberson Cesar da Silva (foto) coordenador o Observatório Social de São José dos Pinhais de entregar cópias deste documento as vereadoras e vereadores.

2 comentários:

  1. Professor Abelino se promovendo, querendo ser o "santo/salvador" que todos nos sabemos que não é. Acho meio que egoismo da parte dele ir contra esse projeto até porque as pessoas que estão ou estavam em seu gabinete, pais de família, trabalhadores que deram o seu máximo para ele atingir os 3k de voto. A não ser que esses cargos já estejam combinados com a prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. A população não pode se calar. Diminuir assessores e aumentar os salários. Com a crise que estamos. Deveria sim reduzir os salários igual a outros municipios. Sugiro igualar o salário igual ao dos professores.

    ResponderExcluir