domingo, 5 de novembro de 2023

O que está por trás das críticas equivocadas do jornal Impacto Paraná à pessoa do Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais?

 

Mais uma vez o jornal Impacto destinou alguns centímetros quadrados de suas páginas para criticar o nobre Vereador, Advogado Dr. Alaax Siqueira, Presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Paraná, desta vez, distorcendo fatos.

Numa linguagem truncada, citou um vídeo gravado, do Presidente falando da possibilidade do Rio Iguaçu subir mais, o que causaria problemas a dois bairros, deixando muitos moradores assustados e o chamou de “oportunista da desgraça”.  

                Observou ainda que o comentário não podia ser feito desta forma, mas pelo pessoal da Defesa Civil com dados estratégicos e não alertado pelo edil, que neste caso apenas serviu para suspeitamente alardear a população e fazer o uso político de uma situação de possível calamidade.

                Em poucas palavras: Preocupado com o Poder Executivo que não toma providências para consertar o sensor que liga automaticamente as bombas que retiram a água de uma lagoa de contenção e com a situação precária da Defesa Civil, o nobre Presidente gravou um vídeo para denunciar esta irresponsabilidade e alertar os moradores.

                Conclusão: A impressão que deixa é que quer calar, a qualquer custo, a voz e destruir a carreira política de um jovem que conquistou o cargo de Presidente da Câmara pelos seus próprios méritos, diferentemente, dos quatro que o antecederam, que chegaram lá pelas mãos dos chefes do Executivo Municipal e foram banidos de lá pelas mesmas mãos, com exceção do Vereador Abílio, e arruinados politicamente por jornais pagos pelos cofres do Município, uma afronta à Constituição.

                É profundamente lastimável que um jornal que há mais de 30 anos, comemorados recentemente, passa para seus leitores a imagem de honestidade, seriedade, responsabilidade, uso do dinheiro público com racionalidade e de um incansável defensor da moral e da ética na Política, se preste a um papel tão baixo e deprimente. O que está por trás desta postura, é a pergunta que não se cala.

                A seguir a fala do Presidente Alaax e a crítica do jornal para você fazer seu julgamento.

 

‘’Fala Video Allax Siqueira,12 de outubro 2023

Estou aqui na frente da lagoa de contenção, na frente da casa de máquinas onde ficam as bombas. E acreditem, está fechado. Um dia como hoje, chuva já acabou de passar nos jornais estaduais, dizendo que o rio Iguaçu vai subir até oito metros além da previsão.

Agora, às três horas da manhã do próximo sábado, dia quatorze, o nível o Rio deve chegar a oito metros. É o mesmo Rio Iguaçu que vai subir até união da Vitória, o mesmo que passa ao fundo do bairro Cidade Jardim. É sinal de perigo, sinal de que é preciso tomar cuidado.

Então, alguém precisa estar aqui vinte e quatro horas cuidando, porque quando isso foi feito, foi construído para ter uma empresa terceirizada administrando 24 horas. Não é simplesmente vir aqui, ligar e ir embora, porque se a luz acabar, quem vai ligar o gerador? O sensor que liga automaticamente as bombas está estragado há mais de seis anos.

Como pudemos ver nos últimos dias, o que mais me assusta e quero chamar atenção é o descaso com a defesa civil. O coordenador da defesa civil o nosso município solicitou uma reunião no gabinete da prefeita, junto com o secretário de governo, no mês de setembro. Até agora, essa reunião simplesmente não aconteceu.

Os protocolos estão aí, você pode acompanhar o encaminhamento do memorando duzentos e onze, mas até agora o plano de contingência não foi discutido com as demais pessoas. O que nos assusta também é que apenas quatro pessoas fazem parte da defesa civil da nossa cidade, para uma cidade com mais de trezentos e cinquenta mil habitantes.

Fomos retratados com essa falta de contingenciamento, ficamos chocados e entristecidos pela falta de cuidado, pela falta de gestão. É uma negligência alarmante e estamos aqui acompanhando de perto para que nenhuma tragédia venha a acontecer em nossa cidade. Falei com a prefeita, solicitei uma reunião com os moradores aqui do bairro Cidade Jardim para elaborar um plano de manutenção e revitalização dessa casa de máquinas. Não podemos esperar pelo pior, não podemos esperar por uma enchente para depois vir arrumar.

Como mostramos, ainda não houve nenhuma manutenção desde que gravamos aquele vídeo. A obstrução da galeria está impedindo o escoamento total da água aqui na lagoa de contenção, com o canal do extravasor. Eu estou aqui, exatamente no local da galeria que liga a lagoa de contenção com o canal extravasor que deveria jogar essa água para fora, mas infelizmente está obstruída.

Gostaria de convidar de forma pública quem veio ali na parte bonita da lagoa e gravou um vídeo dizendo que estava tudo bonito. Eu quero que ele venha gravar um vídeo e explicar para a comunidade o que é essa obstrução, essa erosão. Isso faz parte da engenharia de contenção da água das cheias em vrtude das chuvas. Se isso aqui faz parte, se isso aqui está certo, aí eu já não sei mais o que é errado, o que é certo. ‘’




Nenhum comentário:

Postar um comentário