quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Com os nervos à flor da Pele, conselheiros da Saúde atropelam a Lei de Transparência e aprovam uma moção de repúdio sem texto.

                Na noite de ontem, terça feira, 1º/8, os conselheiros da Saúde se reuniram no Plenário da Câmara e ao ouvirem que as 91 propostas aprovadas na Conferência  podem ficar só no papel, porque o orçamento da Secretaria está sendo gasto quase todo  com salário, e que deveriam apoiar uma ampla investigação no quadro funcional da Secretaria, para que as propostas não voltem a ser lembradas somente na próxima conferência, por falta de dinheiro,   indignados  aprovaram uma moção de repúdio sem texto, uma ilegalidade que depõe contra o  próprio Conselho.
O tamanho desta indignação pode ser medida pelo destempero do conselheiro Edmar da Silva Mesquita, pelo qual sempre tive muito apreço e consideração. Ele chegou a arrancar o microfone  da minha mão, quando respondia uma pergunta do Secretaria da Saúde, querendo saber como descobri que seis diretores da Secretaria estão lotados em Regionais de Saúde fechadas. Por denúncia, a resposta que fui impedido de falar, porque não tenho condições de percorrer o município para saber o que funciona e o que não funciona.
Giovane queria saber também desde quando recorto jornais. A partir deste ano. No caso de ocupantes de cargos de confiança, dois recortes, um para dispor em ordem alfabética e outro  por secretaria e função. Foi então que me chamou a atenção a  quantidade de chefes de postos de saúde e quis saber quantos postos existem Na prestação de contas do 3º quadrimestre de 2016, perguntei a Giovani e ouvi dele que são 27 postos e 90 cargos de chefes de postos. Como foram fechados o Posto 24 horas do Afonso Pena, o do Braga e a UPA Rui Barbosa, só existem 24 postos funcionando.        
              A votação da moção não valeu, porque contestei, ficando para a próxima reunião do Conselho, isto se for apresentado o texto e lido para que eu possa me manifestar. Antes disso, porém, requeiro que me seja disponibilizada cópia da Ata dessa reunião, acompanhada da gravação do que foi falado e que conste dessa Ata, que a moção foi aprovada, com abstenção do Relator e que o conselheiro Edmar arrancou o microfone da minha mão. Requeiro ainda que seja fornecidas na próxima reunião, cópias da lei que criou o cargo de Chefe de Divisão de Central de Leitos.
 Observação - Dois diretores das Regionais Fechadas recebem um salário R$ 7.829,07, cada um, e quatro, além do salário do cargo efetivo, mais uma gratificação de R$ 3.017,17. Estão lotados nessas regionais, também, seis chefes de divisão, três recebendo um salário de R$ 6.345,30 e três, além do salário do cargo efetivo, mais uma gratificação de R$ 2.380,11 cada.

 Pedido - Peço aos vereadores e vereadoras que me ajudem a fazer um pente fino na Secretaria de Saúde, já que os conselheiros preferiram fazer uma moção de repúdio contra mim. Entre eles, a assessora da Vereadora Nina Singer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário