quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Números da Saúde que intrigam e preocupam


Ao
Senhor Assis Manoel Pereira
Presidente da Câmara Municipal

                A partir dos cortes e fechamentos de unidades de saúde, entre elas a UPA Rui Barbosa, que marcaram negativamente o início da gestão do Prefeito Toninho, a Secretaria da Saúde passou a ser muito criticada, pela demora na realização de exames e pelas filas para agendamento de consultas. Até pouco tempo toda a culpa recaia sobre a gestão da Secretaria, mas, ultimamente, esta versão vem mudando, com a população sendo acusada de travar os serviços de saúde, porque uma grande parcela de pacientes não comparece nas consultas e exames, provocando filas, mais demora nos atendimentos e gastos.
                Segundo a Coordenação da Unidade de Saúde Caic, das 100 pacientes agendadas para fazerem o exame preventivo de câncer do útero, apenas 24 compareceram. Ausência de 76%. Das 50 pessoas agendadas para tratamento dentário, somente 19 compareceram. Ausência de 62%. Ainda, segundo Boletim Informativo ao Usuário da Unidade, em agosto deste ano, 535 pessoas não compareceram às consultas médicas. Em consequência, muitos encaixes deixaram de ser feitos para outras pessoas que aguardam atendimento. Por onde se passa, a queixa das chefias das unidades é a mesma.
                Se isto realmente está acontecendo, é preciso fazer um levantamento para se conhecer os motivos dessas ausências, requerendo-se das unidades de saúde uma relação dos faltantes, com endereço e telefone de cada um, no mínimo, de janeiro a dezembro deste ano. Como este trabalho requer tempo e recursos (humano e financeiro), a Câmara Municipal, na qualidade de órgão fiscalizador é quem, depois da Secretaria, reúne todas condições para realiza-lo, o qual será de grande relevância para o Município e, especialmente, para a população que tanto necessita deste serviço.

                Isto posto e considerando que o Secretário Giovani já se dispôs a fornecer essa relação, requeiro à Presidência da Câmara que proceda esse levantamento para, ao final, depois de analisar os dados propor medidas de solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário