domingo, 14 de outubro de 2018

Bolsonaro, a onda que varreu os cenários políticos nesta eleição




                 Prometer apoio a Jair Bolsonaro foi a principal proposta que garantiu a vitória para candidatos a governadores, deputados e senadores, nesta eleição. Francischini, o ideólogo do Camburão, não apresentou nenhuma proposta e não pediu voto pra ele. Apenas, pediu para votar no 17 e elegeu-se com a maior votação da História do Estado (427.627 votos). Além de se eleger, eleger seu filho deputado federal, ainda, carregou mais sete candidatos, fazendo do PSL o partido com a maior bancada na Assembleia Legislativa. Oriovisto que não tinha sido nada na política, foi o candidato a Senador mais votado, desbancando Requião. Ratinho que oscilava entre 35% e 45% e era mostrado caindo nas pesquisas, foi eleito com 60% dos votos válidos. Agora diz que vai retribuir, apoiando Bolsonaro.
                Álvaro Dias fez menos votos que candidato a deputado estadual. Os que querem assassinar esse País que o façam, descarregou. Osmar, seu irmão, desistiu e a Requião que liderava as pesquisas, só restou o consolo:  seus antigos adversários terão residência paga pelo Estado lá em Pinhais, segundo disparou pelo Twitter. A caminho de uma cirurgia, antes de ser anestesiado, fez um apelo pela concórdia e fraternidade: “liberalismo bárbaro, não”.  Marina Silva que pontuava na segunda colocação, com 19%, definhou para 1%. Alckmin que insistiu em bater em Bolsonaro, causou o vexame do PSDB nas urnas, acusam os Tucanos. Cida Borghetti, que colocou o Estado a serviço da sua campanha e com centenas de jornais tentando induzir o eleitor a votar nela, não passou de 15%.
                A Globo que sonhava encurralá-lo teve de emitir notas e mais notas para se defender dos ataques de Bolsonaro e os escalados para enquadrá-lo, Willian Bonner e Renata Vasconcelos, saíram de cabeça inchada. O tempo no horário eleitoral de rádio e televisão e os financiamentos de campanha viraram mito. Geraldo Alckmin teve o maior tempo de televisão e Bolsonaro alguns segundos. O resultado de um e outro, mostra que o tempo não foi a diferença, nesta eleição. O Partido Novo se recusou a usar dinheiro do Fundo Partidário e não permitiu que seus candidatos usassem dinheiro público. Elegeu oito deputados federais e deve eleger o governador de Minas, um dos maiores colégios eleitorais do Brasil, sem nunca ter participado de uma eleição.
                Em São José dos Pinhais, os vereadores. Professor Marcelo e Professor Abelino, sem dinheiro, sem tempo no rádio e na televisão, sem campanha nas ruas e sem espaço nos jornais, somados, superaram o candidato da máquina, apoiado pelo Prefeito Toninho, Marcos Setim, que esteve em evidência a campanha toda, nos jornais pagos pela Prefeitura, cobriu as ruas do município de bandeirolas e inundou as casas dos eleitores de folhetos eleitorais. Marcelo teve uma votação próxima de Marcos.
                A seguir o que Fábio Campana escreveu sobre o perfil do candidato Bolsonaro, no jornal Indústria&Comércio, edição Nº 10.139, de 9/10.
                Na República, um candidato de discurso moralista, de fundamentalismo religioso e eivado de preconceitos no campo dos costumes, faz sucesso na amplíssima maioria silenciosa que se entusiasma com a ideia de restaurar a ordem e as regras morais para encerrar de vez a crise econômica e os seus nefastos efeitos colaterais. A esquerda, depois do lulismo, perdeu o direito de posar como se tivesse superioridade moral ou capacidade para governar o país.

  Sobre esse discurso moralista, vale apena ler o que escreveu João Aloysio Ramos, Diretor do jornal A Gazeta Metropolitana, na Tribuna dos Mananciais, edição Nº 488, de 4/10.    


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário