domingo, 25 de março de 2018

Vereador Abelino pede intervenção na Saúde de SJP e a maioria dos vereadores continua impedindo que a administração do prefeito Toninho seja investigada na Câmara



                Mesmo enfrentando um ambiente de hostilidade extrema, na sessão da última quinta feira, 22/3, o vereador, Professor Abelino (foto), voltou a falar na Tribuna da Câmara. De lá do alto do púlpito, numa eloquência sagrada, chamou à responsabilidade, os vereadores que estão impedindo-o de fiscalizar a administração do prefeito Toninho, especialmente, a Saúde, que está mergulhada no caos. Segundo Abelino, porque o secretário Giovani de Souza só tem papo (Com a lábia que tem, Giovane é capaz de vender até terreno no céu, ironizou o vereador Feneme, em uma das sessões da Câmara) e porque os vereadores que boicotam seu trabalho, por sinal muito bem pagos e com uma equipe de assessores, também, muito bem remunerados para fiscalizar, fingem que não estão vendo o sofrimento do povo. Daí a necessidade de uma intervenção estadual ou federal na saúde de São José dos Pinhais, falou alto e em bom tom.    



                A fala do professor Abelino e a indignação nas redes sociais, trincou os nervos e afinou o sangue de alguns vereadores, entre eles, o vereador Alex Purcote (foto), ex-aluno do vereador Abelino. Sem citar nomes, Purcote falou de um funcionário, lotado na Unidade de Saúde do Guatupê, que está sendo acionado a devolver aos cofres do município, R$ 15.000,00 por não comparecer ao trabalho. O intrigante, é que ele não citou mais de 60 chefes de postos de saúde, para os quais não tem postos para chefiarem, entre eles, a mãe da ex-chefe de gabinete do vereador Assis, auxiliar de serviços gerais, que por não ter qualificação, teve a designação revogada. Também não falou de seis diretores e seis chefes de divisão de regionais de saúde fechada e de mais de 30 coordenadores de Centros Promoção humana, que não existem em São José dos Pinhais. Será que todos estão sendo acionados? É a pergunta que não se cala.
                Antes, porém, os vereadores do boicote, aproveitaram o embalo para negarem mais cinco requerimentos. Para alguns, estes requerimentos são imorais. É preciso esgotar todos os meios verbais, para só então requerer na Câmara as informações, disseram, esquecendo-se que elas só têm valor legal se forem por escrito. Para o vereador Tadeu Camargo, que ainda está para provar o que faz na Câmara, estes requerimentos não passam de exibicionismo e que cada vereador fiscaliza do seu jeito. Já o vereador Silvio Santos, da bancada dos evangélicos, disse que a primeira coisa que fez foi fiscalizar o Portal da Prefeitura. Por sua vez, o vereador Luiz Paulo, se diz com a consciência tranquila. A seguir, os requerimentos negados nesta sessão:
                REQUERIMENTO 40/2018 – Quantas pessoas são atendidas mensalmente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)? Existe lista de espera para atendimento? Se existe, enviar relatório com a quantidade de pessoas. Existe pronto atendimento? Para o secretário Giovani.
                REQUERIMENTO 41/2018 – Faltam fisioterapeutas para atuarem nas Unidades de Saúde? Existe lista de espera para as pessoas que necessitam desse atendimento? Se existe, quantas pessoas e qual o tempo de espera? Existe algum planejamento para zerar a fila, caso exista? Para Giovani.
                REQUERIMENTO 42/2018 – Encaminhar relação das nascentes registradas no município. Quais medidas a Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido para preservar estas nascentes? Existe alguma ação para catalogar  e registrar novas nascentes? Para o secretário de Meio Ambiente.
                REQUERIMENTO 43/2018 – Quais os encaminhamentos que são tomados pela Secretaria de Meio Ambiente, quando comprovado um crime ambiental? Enviar relação de todas as obras embargadas no município. Quais os encaminhamentos que são tomados para as obras embargadas? Para o secretário de Meio Ambiente.
                REQUERIMENTO 44/2018 – Por qual motivo a Secretaria de Meio Ambiente não dá conta de fiscalizar os caminhões estacionados irregularmente em frente à empresa Multilit? Existe algum planejamento para resolver este problema? Para o secretário de Meio Ambiente.



                IMPORTANTE – O vereador Abelino, que vem sendo muito tentado (denúncia dá conta que Toninho chegou contratar um irmão dele na Prefeitura, denúncia compartilhada até pelo “oposicionista” Ronaldo Vacari), é um dos poucos vereadores da base aliada do prefeito, que  não se deixou pelos agrados e segue tentando desempenhar, contra tudo e contra todos, a sagrada função de fiscalizar do vereador. Por isso está merecendo o nosso respeito.

Antoniopereirajornalista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário