segunda-feira, 22 de maio de 2017

Vereadores se mobilizam para socorrer o Secretário da Saúde, na tentativa de salvá-lo do caos que vive a Secretaria


   Na sessão da última quinta feira, 18/5, os vereadores aprovaram um ofício endereçado ao Governador Beto Richa, solicitando uma audiência com ele. Na pauta um pedido de aporte financeiro para a Saúde, que vive o pior momento da sua história, motivado, segundo Giovani e Toninho,  pela queda na arrecadação do município.









  Na oportunidade, vereadores beneficiados por Giovani, em suas demandas, se pronunciaram em defesa dele. Em seu pronunciamento, o Vereador Carlos Machado (foto) disse que, hoje, o Secretário Giovani é o homem mais criticado e hostilizado pela população e que as pessoas que o criticam deveriam ser processadas. Mas não seria o contrário?




                Com Toninho a tiracolo, Giovani iniciou a gestão percorrendo as unidades de saúde. Queriam saber a opinião das pessoas que utilizam e trabalham nas unidades, sobre o atendimento e a estrutura. A primeira unidade visitada foi a do Agaraú, em 9/1. Uma senhora que aguardava atendimento ficou impressionada com fala de Toninho. Eis o que ele disse:
                “Viemos sem marcar visita, de surpresa mesmo, para conversar com os servidores e com a população e saber deles o que precisa ser melhorado”. Dona Rosiane Aparecida Rocha comentou: “Isso demonstra que o prefeito está preocupado com a Saúde e a população.”
                Dona Rosiane, no entanto, não sabia que a preocupação de Toninho não era com a melhoria do atendimento, mas com cortes que levariam o atendimento ao caos, com o fechamento da UPA Rui Barbosa, do Posto do Braga, do Pronto Socorro, com a redução no fornecimento de fraldas, de dietas, entre outros que a população impediu.

                Dona Rosiane, talvez, não sabia também, que enquanto ocorriam os cortes, Giovani e Toninho seguiam acomodando apadrinhados políticos, em cargos que só existem no papel, como por exemplo os 79 chefes de postos de saúde, quando só existem 25 postos, bem como diretores e chefes de divisão de Regionais de Saúde fechadas.
                Entre eles, apadrinhados famosos, como José Almir Gibrim, irmão do Presidente da Aciap e Joana Ramos Saraiva mãe de Juliana, a protegida do Presidente da Câmara, Vereador Assis, o proponente deste pedido a Beto Richa, que visa conseguir dinheiro para esta saúde que prefere dar emprego a apadrinhados a dar alimentos para quem necessita de alimentação especial.
                QUEM DEVE SER PROCESSADO? – A população que protesta porque não consegue ser atendida em suas necessidades de saúde ou Giovani e Toninho que estão tirando dela para dar empego a apadrinhados famosos, em cargos que só existem no papel?
                E OS VEREADORES O QUE DEVEM FAZER? – Pressionarem o Governador por dinheiro para esta Saúde, tirando dos paranaenses, por meio de ajustes fiscais, como o último que aumentou a alíquota do ICMS de 12% para 18% e o IPVA em 40% ou fazer um pente fino nos gastos com salários que representam 81,82% dos gastos da Secretaria?
                E QUE FAZER COM GIOVANI? – Continuar colocando dinheiro nas  mãos dele, para que continue aplicando sua teoria que dinheiro público é para gastar, elevando ou criando gastos por onde passa, ou afastá-lo da Secretaria?
               
Quando foi Diretor da Secretaria da Promoção Social, Giovani criou os Centros Municipal de Promoção Humana que não existem mais, mas que a Prefeitura continua gastando com o pagamento de 29 coordenadores destes centros,  nomeados ou designados pela esposa de Toninho.
Quando virou secretário, gastou muito dinheiro com o tal Planejamento Estratégico, que não deu  em nada e com  demolição de paredes, entre outras extravagâncias. Como Diretor Geral da Câmara Municipal, no período de 2/3/2010 a 18/4/2012, os gastos da Câmara aumentaram em 6 milhões de reais, igual ao período de 1997 a 2009.
Em 2009 os gastos da Câmara  somaram 8 milhões de reais           (R$ 8.025.593,09) e  em 2011 somaram 14 milhões de reais              (R$ 14.412.017,02). Com o apoio dos vereadores Giovani deixou mais um gasto, com a criação da Secretaria de Transporte, que hoje acomoda o cunhado de Chico Buhrer, no cargo de Secretário e promove  a “indústria da multa”.
INDIGNADOS SEM CAUSA – A semana que passou foi também de muito indignação na Câmara. Vereadores da base de apoio de Toninho ficaram indignados com as críticas do Deputado Arruda, O Missionário, que os acusou de não fazerem nada. Infelizmente estes vereadores não fiscalizam o Prefeito e os secretários.     



Ao  Governador Beto Richa

Nenhum comentário:

Postar um comentário