terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Um exemplo de preocupação com o meio ambiente que precisa ser apoiado pelas autoridades competentes




`A  Vereadora Lúcia Stocco
Presidente da Comissão de Meio Ambiente
Referência: Recuperação da Mata Ciliar
Prezada Vereadora
Recentemente a senhora Ivone Haluch Studdzinski, (60 anos), me procurou pedindo minha contribuição na elaboração de um projeto de recuperação da mata ciliar, com o plantio de bambu. Após anos de estudo, de leitura de jornais e revistas, assistindo programas televisivos, suscitou-lhe preocupação com a recuperação dos rios, que estão sendo assoreados e castigados por um intenso e continuado processo de evaporação, causado pela devastação da mata ciliar,  que provoca perdas qualitativas e quantitativas dos seus elementos hídricos e de suas funções ecológicas, uma realidade que a sociedade enfrenta e que contribui para os graves problemas climáticos. A Senhora Ivone, trouxe até mim este desejo de recuperar os rios, justificando que o bambu é uma das plantas mais adequada para sustentar a mata ciliar, cujo  cultivo é muito simples, barato e já testado em outras regiões e países.
                Contudo, seu pensamento necessita que as autoridades públicas acolham e  acreditem na sua proposição. Por essa razão, venho até a presença da nobre vereadora, presidente da Comissão de Meio Ambiente, que pelo seu trabalho demonstra grande preocupação com os problemas ambientais e socioeconômicos do município, solicitar que receba a Senhora Ivone Haluch Studzinski e contribua para que o projeto saia do seu pensamento e se estabeleça sua efetivação. Para justificar este pedido, cito alguns trabalhos,  pensamentos e características  do Bambu:
Por se tratar de uma planta tropical, perene, renovável e  que produz colmos anualmente, sem a necessidade de replantio, o bambu apresenta   excelentes características físicas, químicas e mecânicas, além de ser um eficiente sequestrador de carbono. Pode ser utilizado em reflorestamento, na recomposição de matas ciliares, como protetor e regenerador ambiental, bem como em diversas aplicações ao natural ou após sofrer um adequado processamento. Porém, o bambu ainda é pouco utilizado, quer seja pelo desconhecimento de suas espécies e de suas características e aplicações, quer seja devido à falta de pesquisas específicas e à ineficiente divulgação das informações disponíveis. No Brasil, o uso que se faz do bambu, excetuando a produção de papel, está restrito a algumas aplicações tradicionais, como artesanato, vara de pescar, fabricação de móveis e na produção de brotos comestíveis.  

De desenvolvimento rápido, um bambuzal atinge sua idade adulta em torno de 5 a 8 anos e bem manejado pode viver  mais de 120 anos. Seus brotos  são ricos em proteínas, fibras e substâncias antioxidantes. A extração de madeira é apenas uma poda. Planta perene e rústica,  pode ser cultivada em solos de baixa fertilidade e utilizada como agente descontaminante de solo e água, em recuperação de áreas degradadas, no tratamento de águas residuais de esgotos domésticos e na ciclagem de nutrientes por ser grande produtor de biomassa. O bambu apresenta ainda grande potencial agrícola e grande versatilidade de aplicações e usos.
Uma das fontes pesquisadas: Site NaturalmenteTUR ALMENTEPermacultura - Bioconstrução – Bambuzeria,
Esse é um pequeno resumo do pensamento a respeito do plantio do bambu na recuperação da mata ciliar. Há ainda muitos trabalhos já efetuados em outras regiões do país e mesmo no Paraná. Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo de sua manifestação quanto ao exposto. São José dos Pinhais Paraná, 16 de fevereiro de 2016.

Antonio Pereira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário