quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Eleições 2014 II – Campanha para presidente entra na reta final sem ter apresentando medidas de solução para os problemas brasileiros

 No meio de uma guerra de ataques, denúncias e mentiras, a campanha entre na última semana falando de mudanças, de um Brasil melhor, de governo novo, de novas ideias e de um novo Brasil que vai nascer das urnas, porém sem  dar esperança que os graves e grandes problemas brasileiros serão resolvidos, porque a abordagem dos mesmos ficou apenas no terreno das críticas e  da velha e surrada promessa “que vou melhorar”,” que vou dar um jeito”, prometendo medidas pontuais, tais como “Mais Especialidades Médicas”, “Consultórios Populares” e mais dinheiro, sem nenhuma garantia que será gasto naquilo que foi prometido.
                Na tentativa  de quebrar este ciclo político de não resolver os problemas e de contrariar a lógica natural de fazer as coisas, decidi fazer ao candidato Aécio e a candidata Dilma  as seguintes indagações:
                Indagação 1 “Saúde” – Quanto o país precisa gastar por ano para dar uma saúde de qualidade  aos brasileiros, conforme estabelece a Constituição? Discriminar este gasto por enfermidade, por faixa etária e por procedimentos. O que é de responsabilidade da união, dos estados e dos municípios? Quantos leitos, consultas, exames e cirurgias são demandadas por ano, pela população? Para quantos habitantes deve ter um posto de saúde e quantos funcionários, discriminando por função, deve ter um posto? Sem estas informações é impossível elaborar um Política Nacional de Saúde. Nem Dilma, nem Aécio passaram estas informações para o eleitor.
                Indagação 2 “Segurança” – Como acabar com a violência que toma conta do país? Como proteger os comerciantes em seus estabelecimentos, correntistas na saída de bancos, pedestres nas ruas, usuários de ônibus urbanos, estaduais, interestaduais e internacionais,condutores de veículos, motoristas de caminhões no transporte de cargas, as  famílias em suas residências e os produtores rurais em suas propriedades? Quanto custaria isto? Nem Dilma, nem Aécio deram esta explicação ao eleitor.
                Indagação 3 “Educação” – Como conseguir que os alunos da rede pública se concentrem em sala de aula, um quesito imprescindível para se ter um ensino de qualidade. Nem Dilma, nem Aécio trataram deste assunto.
                Indagação 4 “Economia” – Como acabar com o desemprego e a inflação que sempre existiram e aumentar o PIB? Informar a quantidade de pessoas que cada setor da economia emprega e quantas poderá empregar, a inflação de cada setor e como ele poderá reduzir e a participação de cada um deles na formação do PIB e como poderá aumentar. Como acabar com a miséria absoluta, que segundo o jornal Folha de Londrina, 16 milhões de brasileiros vivem nesta situação? Nem Dilma, nem Aécio disseram como.
                 


Indagação 5 “Meio Ambiente” –  Poluição: como acabar com a poluição da água, do solo e do ar? Impedir o lançamento de poluentes nas nascentes, nos rios e nos oceanos. Impedir o lançamento no solo de materiais tóxicos e de agrotóxicos, que matam milhares de brasileiros por ano de câncer,  e de poluentes das indústrias e dos carros no ar. A espécie humana poderá ser extinta da face da terra se os carros continuarem utilizando petróleo? Em quantos anos isto poderá acontecer? Nem Dilma, nem Aécio falaram deste grave problema.
Ocupações irregulares: como impedir a ocupação de nascentes que provocam sua extinção, de rios, que tornaram as cidades inviáveis pelos alagamentos, quando ocorre temporais e das encostas que provocam desmoronamentos, matando pessoas?  Como fazer a desocupação destas áreas? Nem Dilma, nem Aécio demonstraram vontade de resolver este grave problema.
Água e energia: como evitar o desperdício e reduzir o consumo de água e de energia elétrica pelo poder público e pela população? Informar quantos bilhões de litros e de kWh são consumidos por dia, qual o potencial de fornecimento de água e de geração de energia elétrica,  as fontes geradoras de energia e capacidade de cada uma, por região, estados e municípios. Informar se existem estudos alertando para o risco de escassez de água e de energia elétrica, por região, estados e municípios? Quais partidos governam esses estados e municípios?  Qual a responsabilidade do governo federal sobre a água? Qual a capacidade de geração de energia elétrica pelo vento e porque o governo federal aposta tudo no Pré Sal, uma energia altamente poluente? Nem Dilma, nem Aécio demonstraram esta preocupação.
Saúde dos animais: como ajudar a população a cuidar da saúde e  bem estar dos animais, sem prejudicar veterinários(as) e clínicas? Os brasileiros, em sua imensa maioria, não têm dinheiro para tratar dos animais que são acidentados e adoecem. O mesmo acontece com cavalos de catadores de lixo que são utilizados para tracionar carroças com pneus mal calibrados, transportando duas ou mais pessoas, além dos materiais e, que vão definhando até morrerem, porque os catadores não ganham nem pra eles, que dirá para comprar alimentos para os animais. São cenas de cortar o coração, porque eles sofrem igual a gente. Nem Dilma, nem Aécio demonstraram esta sensibilidade.
Indagação 6 “Justiça” – Como fazer os políticos respeitarem e cumprirem as leis dos homens  e as leis divinas  e deixarem de manipular a opinião do povo brasileiro com dinheiro do próprio povo,  contrariando o que Deus quer nós?
Qual a esperança de se resolver os problemas brasileiros? Será mais uma eleição perdida.
                             Antonio Pereira dos Santos                                                SJP/PR, 23 Out 2014
Esta matéria foi publicada no blog antoniopereirajornalista.blogspot.com e encaminhado cópias para a ex candidata Marina Silva e para o debate da Globo, de amanhã.                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário